Atletas blumenauenses integram Seleção Brasileira de Marcha Atlética

marcha atletica

Blumenau tem em seu DNA o sucesso no esporte, sempre revelando atletas para representar o país em competições no mundo inteiro. Desta vez, a marcha atlética da cidade estará representada na seleção brasileira por cinco integrantes que vão disputar neste fim de semana, dias 9 e 10, a Copa Panamericana de Marcha Atlética, em Arica no Chile. Esta é a última oportunidade para os atletas alcançarem os índices necessários para disputar as principais competições deste ano, que é o Panamericano de Toronto, no Canadá, e o Campeonato Mundial de Atletismo, na Rússia.

Entre os 15 integrantes da seleção brasileira, estão os marchadores das provas de 20 km, José Bagio e Nair da Rosa, Jonathan Riekmann nos 50 km e o jovem Matheus Gabriel de apenas 15 anos, que vai disputar as provas de 10 km. Além dos quatro atletas, o treinador João César Sendeski também embarca para o Chile. A delegação parte para Arica nesta quarta-feira, dia 6. Para o treinador, Blumenau tem condições de fazer um bom campeonato. “Tanto o Bagio como o Jonathan tem totais condições de conquistar uma medalha”, avalia.

Além dos atletas que vão competir na Copa Panamericana, outro blumenauense vai compor a delegação brasileira. Depois de quase nove anos, Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), voltou a ser convocado para a seleção, mas desta vez como ex-atleta olímpico. Galdino será o representante olímpico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O presidente da FMD explica que a convocação faz parte do Programa Representante Olímpico da CBAt, que é uma forma da confederação valorizar ex-atletas e incentivar os novos talentos. “Será uma experiência muito bacana, poder compartilhar o meu conhecimento com esse pessoal que agora representa a marcha atlética brasileira”, comemora. A última competição de Galdino pela seleção foi em 2006, quando conquistou a medalha de bronze na prova dos 20 mil metros do Campeonato Ibero Americano, disputado em Porto Rico.

Assessor de comunicação: Diorgnes Saldanha Lima

Deixe seu comentário