Blumenau disputa os Joguinhos Abertos a partir da próxima semana

A partir desta segunda-feira, dia 16, a delegação de Blumenau estará em Curitibanos para disputar os 31º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A competição, voltada para atletas até 18 anos, vai até o dia 28 de julho. No total, as equipes da Fundação Municipal de Desportos (FMD) serão representadas por 300 pessoas, entre atletas e dirigentes. De todas as modalidades, a natação já foi disputada em Palhoça, já que a cidade não tem estrutura para receber as provas.

Blumenau terminou em segundo lugar na classificação geral em 2017, apenas um ponto atrás de Joinville. Neste ano, a cidade tem como prioridade aproveitar os atletas formados aqui, especialmente nos polos da Iniciação Esportiva. “Nossa conversa com os técnicos foi para dar oportunidade para as categorias de base da cidade, sem grandes investimentos para trazer atletas de fora. Mas como confiamos no nosso trabalho, sabemos que podemos ter uma boa participação na competição”, disse o diretor-executivo da FMD, Egídio Beckhauser.

Confira abaixo como vai cada modalidade.

Atletismo (M/F)
Data: 18 a 20/7
Local: Estádio Municipal Vilmar Ortigari
Resultado em 2017: 5º no feminino e 6º no masculino
A equipe de atletismo, representada pela AABlu, irá com 14 atletas no masculino e sete no feminino. A expectativa é de brigar por pódio entre os homens.

Basquete (M)
Data: 21 a 25/7
Locais: Ginásios do Colégio Maria Imaculada e do Cedup
Resultado em 2017: Não participou

Futsal (F)
Data: 19 a 24/7
Local: Ginásio da EEB Casimiro de Abreu
Resultado em 2017: 4º lugar
As meninas estão no Grupo C, ao lado de Concórdia, Lebon Régis e Lages. O objetivo inicial é passar para a segunda fase, quando deve enfrentar um dos favoritos ao título – Criciúma ou Brusque.

Futsal (M)
Data: 23 a 28/7
Local: Ginásio da EEB Casimiro de Abreu
Resultado em 2017: 10º lugar
A equipe é a atual campeã estadual da categoria. No ano passado, venceu Joinville na semifinal e, na decisão, bateu Tubarão. E o destino colocou as três equipes na mesma chave, junto com Pinhalzinho. O objetivo é passar da primeira fase e brigar por pódio na competição.

Ginástica artística (M/F)
Data: 21 e 22/7
Local: Ginásio de Esportes Onofre Santo Agostini
Resultado em 2017: Campeão no masculino e no feminino
A perspectiva de Blumenau é brigar pelo título novamente tanto no masculino quanto no feminino. Os destaques são Douglas Silva e Jorge Luiz de Souza, entre os meninos, e Camilly Santana Silva e Yohanna Karine da Silva, entre as meninas. A expectativa é subir no pódio em praticamente todas as provas.

Ginástica rítmica (F)
Data: 25 a 27/7
Local: Ginásio de Esportes Onofre Santo Agostini
Resultado em 2017: Campeão
A ginástica rítmica vai unir as atletas dos dois clubes da cidade – a Agiblu e a Agin. Campeãs no ano passado, as treinadoras acreditam que a dobradinha deve dar certo novamente e, por isso, chegam pra brigar pelo título novamente.

Handebol (F)
Data: 17 a 22/7
Local: Ginásio de Esportes Adby Docol
Resultado em 2017: Vice-campeão
As meninas do handebol têm como objetivo novamente chegar entre os quatro melhores da competição. O time de Blumenau tem quatro atletas que integram a Seleção Brasileira da categoria. A previsão é de uma competição mais equilibrada, com bom nível técnico. A equipe está no Grupo C, junto com Joinville e Tubarão.

Handebol (M)
Data: 21 a 26/7
Locais: Ginásios Adby Docol e EEB Francisco Antônio de Campos
Resultado em 2017: 5º lugar
O objetivo da equipe é terminar entre os quatro primeiros. A maior dificuldade será mesmo enfrentar os adversários, já que a maioria das equipes são desconhecidas, pois foram poucos os jogos realizados na temporada.

Judô (M/F)
Data: 26 a 28/7
Local: Ginásio da EEB Solon Rosa
Resultado em 2017: 5º no masculino e no feminino
Blumenau estará representada por 17 atletas na modalidade. Com uma equipe homogênea, tem alguns destaques, como Bernardo Welter, campeão catarinense, e Maria Fernanda Círico, vice-campeã brasileira. A comissão técnica prevê dificuldades porque os adversários se reforçaram com atletas de outros Estados.

Karatê (M/F)
Data: 17 a 19/7
Local: Ginásio da EEB Solon Rosa
Resultado em 2017: Vice-campeão no masculino e no feminino
O karatê masculino, representado pela Associação Vasto Verde, irá com 13 atletas e tem como objetivos terminar entre os três primeiros da competição.
As meninas, da Associação Blumenau de Karatê, são pentacampeãs da competição e chegam com um grupo renovado. Das oito atletas, cinco estreiam na competição. Mas como a maioria delas tem passagem pela Seleção Brasileira, o objetivo é brigar por título.

Taekwondo (M/F)
Data: 21 e 22/7
Local: Ginásio da EEB Solon Rosa
Resultado em 2017: Não realizado. Neste ano, vai como apresentação.
A equipe masculina é a grande esperança de bons resultados na competição. Com três atletas medalhistas em competições nacionais, Blumenau quer terminar entre os três primeiros. Já o time feminino vai apenas com duas meninas que têm como principal objetivo ganhar experiência em competições.

Tênis (M/F)
Data: 17 a 19/7
Local: Pinheiro Tênis Clube
Resultado em 2017: 3º no feminino e 5º no masculino
O time masculino vai com atletas mais novos e tem como principal objetivo ganhar experiência em competições. Já no feminino, a equipe tem chances de brigar por pódio, mas como houve menos de oito municípios inscritos, não contará pontos para a classificação geral.

Tênis de Mesa (M)
Data: 23 a 28/7
Local: Ginásio de Esportes da UNC
Resultado em 2017: Não participou

Vôlei (F)
Data: 17 a 22/7
Locais: Ginásios da EEB Santa Teresinha e da UNC
Resultado em 2017: Vice-campeão
As meninas da Bluvolei caíram no “grupo da morte”, junto com dois dos favoritos ao título – Jaraguá do Sul e Nova Trento, além de Rio do Sul. Os adversários também investiram bastante e Blumenau chega com uma equipe toda formada nas categorias de base na cidade. E é apostando nesse trabalho que a equipe espera repetir o bom desempenho do ano passado.

Vôlei (M)
Data: 21 a 26/7
Locais: Ginásios da EEB Santa Teresinha e da UNC
Resultado em 2017: Campeão
Líder do Campeonato Estadual da categoria, Blumenau caiu no Grupo A, ao lado de Itajaí, Jaraguá do Sul e Taió. Apesar da boa campanha no Catarinense, a equipe entende que são competições diferentes e, por isso, se preparou especialmente para disputar essa competição e repetir o feito de 2017.

Vôlei de Praia (M/F)
Data: 25 a 28/7
Local: Pinheiro Tênis Clube
Resultado em 2017: Campeão no feminino e 10º no masculino
As equipes do vôlei de praia viajam com uma nova geração. Mesmo assim, há perspectivas de terminar entre os três primeiros no feminino e entre os oito no masculino.

Xadrez (M/F)
Data: 17 a 22/7
Local: Pinheiro Tênis Clube
Resultado em 2017: Campeão no masculino e 4º no feminino
Com praticamente a mesma equipe do ano passado, os meninos do xadrez de Blumenau chegam com chances de buscar o tricampeonato. As meninas têm como objetivo terminar na zona de pontuação geral – entre os seis primeiros. No total, serão 12 enxadristas, sendo seis no masculino e seis no feminino.

Site da FMD