Blumenau sedia semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez

xadrez

A cidade de Blumenau será sede da etapa semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto e Feminino. As provas acontecem a partir desta sexta-feira, dia 30, até a próxima segunda-feira, dia 2, no auditório do Campus I da Furb, no bairro Victor Konder. A realização é da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Furb.

A expectativa é receber 80 atletas de todo o Brasil na competição, sendo 15 de Blumenau, comandados pelo técnico Renan Levy da Costa. Os interessados têm até amanhã, dia 28, para se inscreverem, no site http://www.cbx.org.br. A disputa classifica as melhores para a final da modalidade, que está programada para acontecer em janeiro de 2016. Os finalistas, por sua vez, garantem vaga no campeonato mundial.

Segundo Alexandre Carlos Costa da Silva, coordenador de xadrez da FMD, a realização do evento na cidade é importante para chamar a atenção para a tradição do esporte na cidade. “Por ser um evento nacional, sendo realizado aqui em Blumenau, divulga o xadrez da cidade e mostra o nível dos nossos atletas. Além disso, é importante para os atletas adquirirem experiência ao enfrentarem enxadristas de todo o Brasil”, explica.

Blumenau possui tradição no xadrez. A cidade já conquistou o primeiro lugar nos Jogos Abertos, Joguinhos Abertos, Olesc, entre outras competições ao longo dos anos. Tanto no naipe feminino como no masculino e nas categorias iniciantes e seniores, vários atletas já foram campeões sul-brasileiros, brasileiros e até mesmo sul-americanos. Alguns nomes de destaque são: Regina Ribeiro, Mestra Internacional de Xadrez; Guilherme de Borba, campeão brasileiro; Gabriel de Borba, bicampeão sul-americano; Júlia Dietrich, campeã sul-brasileira, brasileira e sul-americana; e Thiago Dobuchak, vencedor de torneios estaduais.

Confira a programação completa da competição:
30 de outubro (sexta-feira)
13h30 – Congresso Técnico e Abertura
14h – 1ª rodada
20h – 2ª rodada

31 de outubro (sábado)
14h – 3ª rodada
20h – 4ª rodada

1º de novembro (domingo)
14h – 5ª rodada
20h – 6ª rodada

2 de novembro (segunda-feira)
10h – 7ª Rodada
Premiação

Assessora de Comunicação: Mariana Campos Silva

 

Deixe seu comentário