BLUMENAUENSE É O MAIS RÁPIDO ENTRE OS DEFICIENTES VISUAIS DO PARAJASC

fundacao BLU

O blumenauense Airton Arnoldo se consagrou o deficiente visual mais rápido do estado durante a nona edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em que ele integrou a delegação da cidade. O paratleta, que conquistou três medalhas de ouro na competição, superou a marca do caçadorense Marcelo de Oliveira nas provas de 100 metros, com o tempo de 14 segundos e 4 centésimos, e também nos 200 metros, com 30 segundos e 2 centésimos.
O jovem de apenas 16 anos, que possui cegueira total, é uma revelação blumenauense descoberta pelo projeto Paradesporto Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (Semed). Ele iniciou seus treinamentos em 2011 e já tem na bagagem o título de campeão brasileiro escolar de 2012, na prova de salto em distância, e vice-campeão brasileiro nos 100 e 200 metros. Nestas últimas duas provas, ele fez ainda o menor tempo da história dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc).
Em novembro, Airton estará representando Santa Catarina, com mais sete paratletas de Blumenau, também alunos do projeto Paradesporto Escolar da Semed/Apesblu/FMD, nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecem em São Paulo. “Neste evento Airton terá a oportunidade de melhorar suas marcas e se tornar campeão brasileiro nos 100m, e assim ser o deficiente visual mais rápido escolar do Brasil”, fala entusiasmada a coordenadora do projeto Giselle Margot Chirolli.
Segundo ela, a expectativa é que durante este evento Airton conquiste boas marcas para lutar por uma vaga na seleção brasileira de atletismo paralímpico e assim ele possa representar o país em competições internacionais em busca dos Jogos Parapan-Americanos de 2015 e as Paralimpíadas de 2020. “Airton evoluiu muito as suas marcas conquistando dezenas de medalhas, mas a principal evolução está no seu desenvolvimento motor, noção de espaço, qualidade de vida  e em especial a socialização, através esporte”, conclui Giselle ao reiterar a importância do esporte na vida das pessoas.
Assessora de Comunicação: Talita Catie

Deixe seu comentário