Enxadristas de Blumenau com bons resultados no Sul-Americano

fundação

Encerrou nesta terça-feira, dia 6, o Festival Sul-Americano de Xadrez da Juventude. A competição ocorreu em Santiago, no Chile, e teve disputas nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-16 e sub-18, absoluto e feminino de xadrez pensado e blitz. A edição deste ano contou com a participação de 560 enxadristas de 10 países. A delegação brasileira contou com 40 enxadristas, entre eles três blumenauenses: Gabriela Feller, Gabriel de Borba e Nathan Filgueiras.

A aluna Gabriela, representante oficial brasileira na categoria sub-12 anos feminino, terminou em 5º lugar na competição tradicional e em segundo lugar no campeonato relâmpago de sua categoria. O aluno Gabriel, também representante oficial na categoria sub-12, terminou em 17º no campeonato pensado e em 8º lugar no campeonato relâmpago. Já Nathan ficou na 5ª colocação no pensado e 12º no blitz. No xadrez pensado a partida é tradicional, com duração de 1h30 para cada jogador e possibilidade de acréscimo de 30 segundos por lance. Já na modalidade blitz ou partida relâmpago, a duração é de 3 minutos por jogador, com possibilidade de acréscimo de 2 segundos por lance.

Os atletas encerram a temporada de torneios internacionais e retornam do Chile prontos para o último desafio do ano: a OLESC, que ocorre em Caçador, entre os dias 17 e 21 de dezembro.

 

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima