Éverton quebra jejum, Grêmio vence o América-MG e chega ao G-4 do Campeonato Brasileiro

O Grêmio contou com inspiração que Éverton vem demonstrando em 2018 para vencer o América-MG na tarde deste domingo, na Arena do clube gaúcho. O camisa 11 voltou a marcar após seis jogos, decidiu a partida e colocou o Grêmio na quarta colocação do Brasileirão, com 19 pontos. O Coelho, por sua vez, criou pouco e chegou à segunda derrota consecutiva na competição, estacionando nos 13 pontos, podendo terminar a rodada até em 14º lugar.

O jogo começou da maneira esperada. Grêmio com a posse da bola, e o América-MG marcando no campo de defesa, buscando as saídas em contra-ataque. A marcação alviverde funcionou, e o Tricolor encontrou dificuldades para criar as jogadas, principalmente pelo meio. No entanto, as saídas do Coelho para o ataque não foram efetivas. A primeira chance clara do Grêmio foi aos 14 minutos, quando Éverton acertou o travessão após cobrança de escanteio. E foi o camisa 11 que abriu o placar, aos 31, aproveitando ótimo lançamento de Cícero, driblando Jori e completando na raça para as redes. A principal oportunidade do time mineiro aconteceu pouco antes, aos 27 minutos, com arremate de Magrão, que foi pelo lado de fora da rede.

O Grêmio seguiu melhor na partida. Melhor que o América-MG, que levou perigo em um chute de Gerson Magrão defendido por Grohe, logo aos três minutos. O Tricolor chegava bem nos lances rápidos e em lançamentos longos. Em um deles, Éverton entrou na grande área, tentou o chute, mas foi travado, caindo na área. Outro chance de perigo foi com Cícero, de cabeça, após o meia receber cruzamento de Luan, e Jori sair mal. O Grêmio continuou pressionando e melhor na partida, mas desperdiçava as criações. No fim, levou até um pouco de sufoco. Marcelo Grohe salvou o Tricolor gaúcho, após cabeceio de Rafael Moura dentro da área, impedindo o gol americano.

Éverton fez as pazes com as redes após seis jogos sem marcar. O atacante, autor do gol que deu a vitória ao Grêmio, é o artilheiro do time na temporada, com nove tentos anotados em 27 atuações. O jogador foi o de melhor atuação pelo Grêmio, participando de boa parte das chegadas perigosas da equipe. Entretanto, não poderá atuar na próxima rodada, pois levou o terceiro amarelo.

Não foi só o Grêmio que perdeu peças para a próxima partida. O técnico Enderson Moreira não poderá contar com o lateral-esquerdo Giovanni para o duelo contra a Chapecoense, na próxima quarta. O jogador levou o terceiro cartão amarelo, assim como Aderlan que também terá de cumprir suspensão. Como Carlinhos está machucado, Magrão deve ser improvisado na lateral esquerda. Já na direita, Norberto retorna.

Apesar da derrota, o jogo reservou uma boa notícia aos americanos. Pelo menos em parte. Rafael Moura, que não atuava há três rodadas em função de entorse pélvica, entrou em campo no segundo tempo, completando a sétima partida dele na Série A. Sendo assim, o centroavante não poderá defender nenhuma outra equipe na competição. Ele segue podendo se transferir para o exterior ou para times das outras divisões nacionais.

Na próxima rodada, o Atlético-MG volta a atuar em casa. Desta vez contra o Ceará, às 21h45 (de Brasília), na próxima quarta-feira, no Independência. No mesmo dia, o Fluminense recebe o Santos, no Maracanã, às 19h.

Globo Esporte