Santos de casa fazem bom Handebol

-

Para quem acha que santo de casa não faz milagre, o handebol de Blumenau pode provar o contrário. O handebol feminino da cidade, nos últimos anos, transformou-se num dos mais importantes do estado e do país, além de produzir atletas de alto nível para os grandes centros mundiais da modalidade.

O técnico Sérgio Graciano, criador do projeto do handebol feminino blumenauense conta que o que motivou a atitude de investimento na base foi a desastrosa campanha de 1994, quando o Município investiu pesado na contratação de atletas e não ficou entre os quatro primeiros nos Jasc daquele ano, o que levou o presidente da Fundação Municipal de Desportos a dispensar todos os envolvidos na modalidade e convidar Graciano para tocar um projeto de base, a partir de 1995.

“Fiz um projeto por escrito, para ser desenvolvido até o ano 2000, prazo que propus para dar a Blumenau todos os títulos de handebol feminino nos eventos da Fesporte. E conseguimos cumprir. Fomos campeões nos Joguinhos, Jasc e Jesc”, disse Graciano. Segundo ele, a grande filosofia do projeto é a de ter pelo menos 70% da equipe originada nas escolinhas de base da região. Dessa forma, de 2004 a 2016, a seleção brasileira de handebol sempre teve pelo menos uma blumenauense em seu grupo.

E é por intermédio desse projeto que grandes talentos têm sido revelados para o handebol feminino brasileiro e mundial. É o caso da tetracampeã da Champions League, Duda Amorim, que já foi considerada a melhor jogadora do mundo e hoje sustenta o título de melhor defensora do mundo.

Blumenau conta com dois projetos de iniciação esportiva, um bancado pela Secretaria Municipal de Educação e outro pela Secretaria de Esporte. Há atualmente seis núcleos de handebol, cada qual com 25 alunas em média. É durante os Jogos da Primavera que as atletas são observadas. As melhores são levadas para o núcleo central, para os treinos, sendo duas vezes por semana para atletas até 14 anos, quatro vezes até 16 e cinco vezes para atletas acima de 17 anos. Além do trabalho técnico, contam também com o trabalho do preparador físico Fausto Steinwandter, que integra a seleção brasileira.

“Seguramos as meninas até que concluam curso superior. As que se destacam e optam por dar continuidade à carreira de jogadora de handebol são encaminhadas por nós a clubes do exterior”, explicou o técnico, segundo o qual, uma das joias do grupo atual é a goleira Pâmela Meira, de 19 anos, estudante de Educação Física na Furb. Ela já recebeu proposta do exterior, mas, por orientação do experiente Graciano, o memento é esperar um pouco mais no Brasil.

Definidos os semifinalistas do handebol feminino

E é com esse time de maioria de pratas da casa que Blumenau vai se confirmando como um dos favoritos ao título. A equipe garantiu a vaga nas semifinais do handebol feminino dos 59os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Timbó, nesta segunda-feira (4), ao vencer Chapecó por 33 a 13. Com isso, deve voltar à quadra para enfrentar outra grande força do handebol feminino catarinense, que é a equipe de Concórdia, que superou Balneário Camboriú por 36 a 19.

A outra semifinal acontecerá entre Itajaí, que derrotou Florianópolis por 35 a 16, e São José, que passou pro Criciúma, com o placar de 30 a 27. O resultado e programação dos Jogos Abertos de Santa Catarina pode ser acompanhados pelos boletins publicados diariamente no site oficial da Fesporte (clique aqui para acessar).

Os Jasc são promovidos pelo Governo de Santa Catarina – @governosc – e realizados por intermédio da Fesporte, em parceria com os Municípios de Indaial, Timbó e Pomerode.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

onze − nove =

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Fim da novela! Desejo de Corinthians e Palmeiras, Rony aceita proposta e fica no Athletico

 Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo Técnico Dorival Júnior já conta com o jogador para o jogo contra...

Mais uma vitória !!! ...

A gente não se aguenta de tanto orgulho! Que time! Que categoria! Que vitória! Parabéns, rapazes! 👏 E valeu, FIAT Minas,...

No duelo de campeões, Santo André goleia o Criciúma e se classifica na Copa do Brasil

Foto: globoesporte.globo.com Ramalhão garante, ainda, premiação de R$ 650 mil pela vaga à segunda fase; eliminado, Tigre passa a...